quarta-feira, 5 de agosto de 2009






Psicologia do Trânsito



A psicologia do trânsito estuda os processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito, elaborando e aplicando técnicas psicológicas, como exames psicotécnicos, para a determinação de aptidões motoras, físicas, sensoriais e outros métodos de verificação, para possibilitar a habilitação de candidatos à carteira de motorista e colaborar na elaboração e implantação de sistema de sinalização, prevenção de acidentes e educação de trânsito. É importante ressaltar que, a Psicologia do trânsito é um ramo da psicologia experimental que investiga, analisa e estuda os comportamentos humanos de deslocamentos individual ou coletivo (motorizados ou não) em função de um conjunto de normas, regras, leis ou convenções que visam assegurar a segurança e a integridade daqueles que se locomovem tanto em ambiente natural quanto construído. Para alcançar os seus objetivos a Psicologia do Trânsito entende que o trânsito é composto pela interação entre três grandes subsistemas: o homem, a via e o veículo e que uma locomoção segura e organizada envolve três elementos principais: engenharia, educação e policiamento/legislação.Mas aponta que o homem, com seus múltiplos fatores sensoriais, motivacionais, emocionais e de personalidade, é o maior responsável pelas diferentes causas dos acidentes de trânsito.A maioria dos acidentes de trânsito estão relacionados com as falhas humanas, com os atos inseguros dos motoristas e com as condições de insegurança do ambiente ( condição dos veículos, via, trânsito).
Os acidentes de trânsito,através da falhas humanas, podem ser reduzidos e evitados com:

1.Treinamento e educação;
2.Ajustamento pessoal (equilíbrio emocional, uma atenção acentuada e postura do condutor);
3.Supervisão e disciplina para pôr em prática a direção defensiva;
4.Uso de equipamentos de segurança e proteção.

Os acidentes de trânsitos por atos inseguros do motorista, está relacionado com a atitude do condutor que contraria as normas de segurança ou o bom senso ( ex: dirigir em alta velocidade, fazendo rachas, avançar sinal vermelho, conservar automatismos incorretos, imprudências, etc)
Já os acidentes de trânsitos por condições inseguras, não se referem às condições físicas ou ações do condutor, mas sim as condições perigosas do ambiente, que podem causar um acidente como: chuvas, neblina, pista escorregadia, lombadas, buracos na pista, sinalização precária, etc.
FATORES HUMANOS QUE INFLUEM NA OCORRÊNCIA DE ACIDENTES:
Quando falamos em fatores humanos devemos pensar em traços de personalidade, condições físicas e psíquicas, influências internas e externas, doenças crônicas ou passageiras e refletirmos sobre os danos causados pelo “stress”, tão comum em nossos dias e sobre o qual, muito de nós tão pouco sabe.Precisamos analisar os comportamentos inadequados que certos motoristas apresentam e procurarmos entender as causas, os porquês e ajudá-los na mudança desses comportamentos. Para um melhor entendimento, citarei alguns tipos de motoristas que encontramos em nosso dia a dia.

MOTORISTA DEPRESSIVO:Apresenta alto grau de desmotivação, não possuindo muitas vezes, interesse pela própria vida. Nos momentos de crises, poderá provocar sérios acidentes.
MOTORISTA INTROVERTIDO:Quieto, pensativo, mergulhado em seus pensamentos e problemas. Apresenta alto grau de dispersão, distrai-se com facilidade, comete falhas e é também causador de acidentes.
MOTORISTA AGRESSIVO:Normalmente usa o veículo como válvula de escape, onde descarrega sua raiva. Comete imprudências, descontrola-se com facilidade e sempre se envolve em acidentes de grandes proporções com vítimas fatais às vezes.
MOTORISTA INSEGURO:Está sempre em dúvida, conhece pouco o seu veículo, não tem certeza de estar no caminho certo, é lento, atrapalha o trânsito e muitas vezes é causador de congestionamento.
MOTORISTA SUGESTIONÁVEL:É influenciado, aceita sugestões e desafios. Geralmente dirige sobre a influência de seus passageiros ou de outros motoristas.
MOTORISTA NEGATIVISTA:Mal humorado, pessimista e sempre tomado pelo desânimo. Não é cooperador e não tem interesse em dirigir de forma correta.
MOTORISTA DISTRAÍDO:Não se concentra. Ouve música em tom bem alto e tamborila no volante. Sua desatenção no volante, pode causar acidentes de grandes proporções.
MOTORISTA INQUIETO:Está sempre buscando algo, dirigindo abre as portas luvas, procura algo nos bolsos, olha para trás, etc. Está sempre insatisfeito e ansioso. Sua dispersão poderá levá-lo a falhas geradoras de acidentes.
Portanto, a psicologia do trânsito oferece subsídios para garantir a todo ser humano condições de maior segurança no trânsito, diminuindo os riscos de acidentes e as ameaças de perder a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário