quarta-feira, 22 de julho de 2009

"Depressão infantil"


Depressão Infantil - Ao contrário do que muitos pensam, criança também sofre de depressão. Entretanto, o que diferencia a depressão das tristezas do dia-a-dia são a intensidade, a persistência e as mudanças em hábitos normais das atividades da criança. Afinal, estas mudanças costumam manifestarem-se a partir de uma situação traumática, tais como: separação dos pais, mudança de colégio, morte de uma pessoa querida ou animal de estimação etc. Diante do exposto pode-se dizer antes só se diagnosticava em pessoas adultas, hoje está cada vez mais freqüente em crianças. Com isso, podemos observar que é mais difícil diagnosticar nas crianças, pois os sintomas podem ser confundidos com mal criação, pirraça ou birra, mau humor, tristeza e agressividade.

Os sinais e sintomas mais freqüentes da Depressão na Infância costumam ser os seguintes:

1- Mudanças de humor significativa;
2- Diminuição da atividade e do interesse;
3- Queda no rendimento escolar, perda da atenção;
4- Distúrbios do sono;
5- Aparecimento de condutas agressivas;
6- Auto-depreciação;
7- Perda de energia física e mental;
8- Queixas somáticas;
9- Fobia escolar;
10- Perda ou aumento de peso;
11- Cansaço matinal;
12- Aumento da sensibilidade (irritação ou choro fácil);
13- Negativismo e Pessimismo;
14- Sentimento de rejeição;
15- Idéias mórbidas sobre a vida;
16- Enurese e encoprese (urina ou defeca na cama);
17- Condutas anti-sociais e destrutivas;
18- Ansiedade e hipocondria.


Na fase pré-verbal:
A criança deprimida pode manifestar o humor rebaixado através de expressões mímicas e do comportamento. A inquietação, o retraimento social, choro freqüente, recusa alimentar, apatia e alterações do sono podem ser indícios de Depressão nesta fase.


Na fase pré-escolar: As crianças podem somatizar o transtorno afetivo, o qual se manifestará através de dor abdominal, falta do ganho de peso, retardo no desenvolvimento físico esperado para a idade, além da fisionomia triste, irritabilidade, alteração do apetite, hiperatividade e medo inespecíficos.

Dos 2-3 anos até a idade escolar: A Depressão Infantil pode se manifestar ainda com quadro de Ansiedade de Separação, onde existe sólida aderência da criança à figura de maior contacto (normalmente a mãe), ou até sinais sugestivos de regressão psicoemocional, como trejeitos mais atrasados da linguagem, encoprese e enurese.


Convém ressaltar, das dificuldades da doença em si, o tratamento da depressão esbarra num problema bastante comum: o preconceito. Mesmo assim, alguns pais relutam em aceitar o fato de que o filho precisa ser levado a uma psiquiatra. Isso porque não querem taxar o filho de doente mental. Desta forma pode-se dizer que, os pais devem prestar muita atenção aos primeiros sinais de depressão que a criança poderá apresentar, na maioria das vezes, o apoio da família e a psicoterapia são suficientes. Somente a partir dos 6 anos de idade, é necessário, em alguns casos, intervir com medicamentos. A depressão infantil desencadeia várias outras doenças. Por fim, o principal disso tudo é fazer com que a criança participe de todas as vivencias no seu desenvolvimento na construção da auto-estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário